PROGRAMA

A aprendizagem terá como ponto de partida as experiências e o know-how dos participantes e como foco a construção e desenvolvimento de competências, através de atividades práticas de reflexão e dinâmicas de grupo.

Ao longo das 4 fases do Tourism Innovation Challenge, pretende-se identificar os principais desafios na indústria do turismo e trabalhar em novas ideias em empresas e startups. Acompanhados por mentores, facilitadores e consultores, os participantes recebem as ferramentas necessárias para estruturar a implementação das ideias inovadoras.

1» THINK TANK

#Gerar
13 novembro | @ Hotel Four Views Monumental
Proporcionar um espaço livre de partilha e debate que permita a co-geração de ideias e identificação de prioridades de atuação no Turismo da Madeira, utilizando abordagens de Art of Hosting e fazendo o registo das ideias em Graphic Recording.

2» THOUGHT to ACTION

#Escolher
16 novembro | @ Colégio dos Jesuítas

Debate e análise detalhada das intervenções e projetos que cada uma das empresas participantes podem implementar, tendo em vista as ideias-chave identificadas na fase 1 [Think Tank]. Permitir a colaboração e intervenção conjunta entre as várias empresas, utilizando a metodologia LEGO®SERIOUS PLAY®.

3» HANDS ON

#Planear
 19 novembro > 07 dezembro | @ Empresa

Elaborar o planeamento de execução das ações delineadas na fase 2 [Thought to Action], para cada empresa ou projeto, durante 1 dia na empresa.

4» REFLECT and EVALUATE

#Analisar
21 janeiro | @ Colégio dos Jesuítas

Analisar o impacto do programa nas empresas participantes.

TOURISM INNOVATION DAY

25 janeiro | @ Local a definir

Apresentação das ideias geradas ao longo do programa. Este evento será aberto à comunidade (hoteleiros, investidores, estudantes, comunidade em geral).

EQUIPA

Este programa desenvolvido pela Startup Madeira e Turismo de Portugal, terá o acompanhamento da empresa Mindsurfing uma empresa dedicada ao desenvolvimento de organizações e pessoas, proporcionando aos seus clientes uma otimização na sua forma de estar e trabalhar, com vista ao atingimento dos seus objetivos de forma mais célere, eficaz e eficiente.

Abaixo, os participantes podem conhecer o o perfil da equipa convidada, responsável pela dinamização da metodologia do Tourism Innovation Challenge:

Ana Leça Umbelino

CEO na Mind Surfing
Facilitadora, Coach e Consultora Sénior. Licenciada em Engenheria e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, exerce desde 2000 a sua atividade profissional como gestora, tendo sido responsável por empresas na área dos serviços e indústria. Antiga atleta de alta competição em vela, Ana é coach profissional desde 2011. Possui diversas certificações e formações, nomeadamente Sports Performance Coach®e facilitadora da metodologia LEGO®SERIOUS PLAY®.

José Soutelinho

Despertutor
Licenciado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Engenharia da Qualidade. Certificado como Formador, José Soutelinho conta no CV trabalhos de Qualidade, Auditoria, Business Coaching e Formação de adultos. Utiliza metodologias orientais, como o ki, o prana, através do Shiatsu, da Ayurvédica, do Feng Shui intuitivo, da Radiestesia, da Passagem, do Avatar, da Cozinha Orgánica e da Meditação.

Luísa Costa

PictureThis
Com o sonho de infância em tornar-se pintora, Luísa escolheu estudar Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Já com experiência profissional em diferentes áreas, há uma em particular lhe fez reflectir na forma como as pessoas se juntam para trabalhar em conjunto. Atualmente dedica a sua energia à Facilitação Gráfica e Colheita Visual, tendo criado o PictureThis: (www.picturethis.ink). Identifica-se como sonhadora e acredita que pequenos gestos (com desenhos, ou sem desenhos) podem fazer a diferença.

DOCUMENTOS

Agenda:

Fase 1 > THINK TANK: 13 novembro 2018 | @ Hotel Four Views Monumental

Fase 2 > THOUGHT to ACTION: 16 novembro 2018 | @ Colégio dos Jesuítas

Fase 3 > HANDS ON: 19 de novembro - 07 de dezembro 2018 | @ Empresa

> Painel com dados sobre o Turismo